Manifesto

A educação que acreditamos

O Audiovisual é um dispositivo que possibilita aos jovens uma experiência formativa e de produção criativa de transformação de si e do mundo em que vivem. É para nós ponto de partida e de chegada.

Reconhecemos diferentes saberes como cultura. Todo mundo tem cultura. Todo mundo tem saber. Todo mundo sabe. Aqui, olhamos para a cultura de cada um – ela é matéria prima da educação.

A cultura de paz sobrepõe à violência. Trocas e compartilhamentos desenvolvem a gente. Apreciamos a corresponsabilidade, ao invés da obrigação. Para nós, educador é aquele que conduz alguém ao encontro de si: todos são mestres e a gente aprende junto.

Acreditamos na cidade como espaço educativo. A educação acontece, nas ruas, nas praças, museus, cinemas e teatros. A rua, o bairro e a cidade nos pertence. Queremos conhecer e nos apropriar do centro e da periferia, intervir no espaço urbano e participar das discussões sobre a cidade.

Apreciamos iniciativas de mobilização comunitária. Acreditamos que existem muitas formas de se estar no mundo. Não um jeito só. Apostamos nas buscas por novas formas autônomas, colaborativas e coletivas de produção que reinventam as relações de trabalho.

Valorizamos o comprometimento com as futuras gerações, com os princípios da sociedade democrática, do respeito aos direitos humanos e da diversidade cultural que instiguem a reflexão, provoquem mudanças comportamentais e culturais.

Reconhecer e acolher sensações, emoções e pensamentos que estão vivos em nós colabora para o processo de desenvolvimento de cada um.

Para nós a arte é a partilha do sensível. A generosidade é a marca da distribuição. O diálogo se dá quando existe escuta e fala. Acreditamos que perguntas são melhores que respostas. Aqui, a gente acredita que todo mundo tem lugar de fala. O autoconhecimento contribui para recriar a forma de ser e estar no mundo. Incentivamos que cada um construa sua estrada de conhecimento.

Luz, Câmera, Ação Social

Fundado em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 150 jovens, com idade entre 17 a 20 anos e em situação de vulnerabilidade social e econômica, têm formação técnica e sociocultural.

VISÃO

Um mundo de oportunidades ampliadas, no qual jovens vivenciem o audiovisual como elemento de transformação.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual.

VALORES

Criatividade, Responsabilidade, Solidariedade e Transparência.

Nossos Objetivos

  • Oportunidade

    Proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho em que eles se realizem e conquistem sua independência.

  • Protagonismo

    Proporcionar aos jovens oportunidades de serem ativos em processos de transformação social.

  • Diversidade

    Proporcionar aos jovens oportunidades de expressar sua visão de mundo e acessar a cultura em sua diversidade.

Cenário

 

São três mil metros com espaço para 16 oficinas, dois estúdios (tendo o estúdio principal 155 metros quadrados, tratamento acústico e térmico), marcenaria, ilhas de edição, finalização, e web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem,
acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.
O espaço é chamado de Estúdio Escola, pois é estruturado e equipado como uma produtora profissional com o diferencial de ser usado para a educação.
A sede foi especialmente projetada para atender ao programa educacional do Instituto Criar.

ASSISTA!