Além da formação integral e oportunidade de inserção no mundo do trabalho, o Instituto Criar investe no fomento de produções audiovisuais para que os alunos e veteranos expressem suas visões de mundo, sejam ativos no processo de transformação social e acessem a cultura em sua diversidade.

Empréstimo de equipamentos para produções autorais, edital de prêmio para tirar projetos do papel, visibilidade e reconhecimento de criações, agenda cultural com rolês em exposições, espetáculos de teatro e muito mais.

Durante todo ano, os jovens têm a oportunidade de ampliar e fortalecer seu repertório cultural.

A AGENDA CULTURAL reúne visitas a exposições de artes plásticas, espetáculos teatrais, musicais e de dança, festivais de audiovisuais, sessões de cinema, entre outros eventos.

O PRÊMIO CRIANDO ASAS tem como objetivo incentivar o protagonismo social dos educandos e veteranos do Criar, que multiplicam o impacto social do Instituto com suas próprias mãos e câmeras. O Prêmio fomenta e viabiliza projetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de transformação social. Por meio de edital anual, os projetos são apresentados e selecionados por uma banca de especialistas.

Os vencedores recebem apoio financeiro para viabilizar seus projetos, além do benefício de utilizar os equipamentos e a estrutura do Criar para realizar suas produções. Em suas 9 edições, mais de 90.000 pessoas foram beneficiadas por projetos sociais criados e implantados pelos jovens por meio do Criando Asas.

Durante todo ano, o CINE CRIAR abre suas portas para sessões especiais, seguidas de bate papo com profissionais ligados aos filmes exibidos ou aos temas propostos.

A programação inclui filmes do circuito comercial, de festivais e do cinema independente. O Cine Criar também é uma ação de difusão dos vídeos autorais produzidos pelos jovens.

A USINA CRIAR disponibiliza aos alunos e veteranos toda a estrutura necessária para a produção de vídeos autorais. Câmeras profissionais, kits de iluminação de set, equipamentos de áudio, softwares de animação, ilhas de edição e finalização de imagem e som estão à disposição dos jovens sem nenhum custo.

Os estúdios e outras dependências do Instituto também podem ser utilizadas como locação. Videoclipes, documentários, curtas metragens, entre outros produtos autorais, podem ser feitos na Usina Criar. Os jovens também contam com o apoio de orientadores e técnicos voluntários para tirar seu projeto do papel.

As CHAMADAS CRIATIVAS fazem parte da estratégia de ativar e fomentar o potencial de criação dos alunos e veteranos do Instituto Criar e dar reconhecimento e visibilidade ao conteúdo produzido pelos jovens, além de geração de renda. É uma parceria com a It ́sNOON, rede social criativa que conecta pessoas, ideias, remuneração e geração de valor compartilhado.